O Transtorno do Espectro Autista (TEA) é transtorno do neurodesenvolvimento infantil caracterizado por dificuldades na interação social, comunicação, comportamentos repetitivos e interesses restritos, podendo apresentar também sensibilidades sensoriais. A ocorrência é de cerca de um em cada 100 pessoas tem um TEA. Sabe-se que é quatro vezes mais comum em meninos do que meninas.
Algumas características do Espectro Autista se manifestam desde o período perinatal, dessa forma se torna fundamental a observação de possíveis manifestações clínicas.
Dificuldades em manter contato visual com a mãe, que pode ser observado em momentos como amamentação e outras circunstâncias.
Os movimentos antecipatórios se iniciam ao redor do sétimo mês, entretanto, crianças com TEA, frequentemente não apresentam esses comportamentos.
Ansiedade de separação em várias circunstâncias não são percebidas em crianças com TEA.
O diagnóstico de autismo mudou significativamente a partir de 2013, com a nova classificação diagnóstica (DSM) elaborada pela APA (Associação Americana de Psiquiatria).
A etiologia do TEA envolve vários fatores, com múltiplos determinantes ainda em fase de estudo.
Devido a questões relacionadas a hiperresponsividade sensorial é comum a manifestação de seletividade alimentar.
Outros comportamentos podem incluir:
• Interesses intensos ou hiper foco;
• Movimentos corporais estereotipados e repetitivos, tais como agitar as mãos;
• Manipulação repetitiva de objetos, tais como ligar e desligar ou alinhar brinquedos;
• Insistência em aderir a rotinas, tais passar sempre pelo mesmo lugar e fazer as coisas exatamente na mesma ordem a cada vez;
• Interesses sensoriais incomuns, como cheirar objetos ou olhar atentamente para objetos em movimento;
• Sensibilidades sensoriais, incluindo a evitação de sons do cotidiano e texturas, como secadores de cabelo, aspiradores de pó e areia;
• Deficiência intelectual ou dificuldades de aprendizagem
O tratamento consiste em manter intervenções interdisciplinares, objetivando melhora funcional nos principais grupos de sintomas.