A Esquizofrenia segundo a Organização Mundial de Saúde é uma enfermidade complexa, caracterizada por distorções do pensamento, do comportamento, das percepções, das emoções.
É uma doença que atinge cerca de 1% de população mundial, ou seja, mais de 21 milhões de pessoas em todo o mundo.
Trata-se de uma síndrome de longa duração e de início precoce, caracterizada por uma série de sintomas e sinais, algumas das experiências mais comuns são:
- Alucinações auditivas, visuais ou olfativas, ou seja, ouvir, ver ou perceber algo que não exista.
- Delírios: falsas convicções, achar que estar sendo observado, provocado, controlado, perseguido, vigiado, traído etc.
- Alterações no pensamento: expressão incoerente, mudando de um assunto para outro, de forma contraditória e incompreensível.
- Comportamento estranho: Agitação, confusão, agressividade, desleixo com a aparência e higiene.
- Frieza nas emoções: não há resposta perante situações que normalmente fariam uma pessoa rir ou chorar.
- Anedonia: diminuição da capacidade de sentir prazer, mesmo em atividades que anteriormente agradavam à pessoa.
- Deterioração cognitiva: dificuldade de se concentrar, recordar, organizar, planificar e resolver problemas.
A combinação desses sintomas causa grande sofrimento psíquico, com prejuízos nas relações familiares, sociais, na vida educacional e profissional.
Sua origem é multifatorial, portanto, é um transtorno causado por uma combinação de diversos fatores biopsicossociais:
– Os fatores biológicos ligados à genética, alguma lesão ou anormalidade de estruturas cerebrais e deficiência em neurotransmissores.
– Os fatores psicossociais são ligados ao indivíduo, do ponto de vista psicológico e de sua interação com o seu ambiente social, tais como: ansiedade muito intensa, estresse elevado, situações sociais e emocionais intensas.
As pessoas com predisposição podem desenvolver a doença quando estimulados por fatores biológicos, ambientais ou emocionais.
A esquizofrenia é subdividida em tipos, na qual cada uma possui características próprias. É um transtorno de longa duração no qual o indivíduo experimenta períodos de crises e remissões que resultam em deterioração do funcionamento do doente e da família, causa diversos danos e perdas nas habilidades: diminuição da habilidade para cuidar de si mesmo, para trabalhar, para se relacionar individual e socialmente.
A Insight Clinic desenvolve um tratamento que consiste na orientação medicamentosa, com acompanhamento médico, a psicoeducação da família, mais psicoterapia de abordagem cognitivo comportamental, cujas técnicas ajudam a reduzir a gravidade dos sintomas e reduzir o risco de recaídas, proporcionando melhor qualidade de vida ao paciente.