Informações gerais para pacientes iniciando tratamento


  1. A maioria das medicações com efeito antidepressivo ou antiansiedade demoram pelo menos duas semanas para iniciar efeito positivo. É importante ter paciência é persistir com o tratamento, mesmo quando não há resultados imediatos.
  2. As medicações psiquiátricas, assim como qualquer substância usada na Medicina, podem gerar efeitos colaterais. Hoje a grande maioria das medicações usadas na prática clínica moderna tem pouquíssimo (ou nenhum) efeito colateral e grande parte deles ocorrem no início do tratamento, desaparecendo ao final da primeira semana. Mais uma vez, portanto, paciência é fundamental.
  3. Ademais, o tratamento é planejado para iniciar-se com doses baixas, de maneira programada, de modo a facilitar o manejo de efeitos colaterais, quando estes ocorrerem.
  4. Uma parcela significativa dos pacientes respondem ao primeiro tratamento implementado, mas nem todos. Para se avaliar o efeito pleno da medicação é desejável aguardar de quatro a seis semanas. Em caso de pouca melhora ou ausência de melhora, várias estratégias podem ser implementadas: troca medicamentosa, aumento da dose ou acréscimo de outras medicações.
  5. Para alguns transtornos psiquiátricos de maior complexidade o uso de múltiplos fármacos pode ser uma necessidade. Alguns pacientes podem se assustar ao ter que tomar três ou quatro medicamentos diferentes ao longo do tempo. Algumas vezes isso é apenas temporário, embora necessário. As interações medicamentosas relevantes sempre são levadas em consideração para minimizar a possibilidade de problemas.
  6. Ter um bom nível de saúde mental não se trata apenas de tomar medicações. Um trabalho de psicoterapia é extremamente benéfico tanto no tratamento agudo do transtorno, como também na prevenção de recaídas. Vários estudos científicos demonstram que, em várias condições psiquiátricas, há uma melhora mais sustentada quando são associadas medicações e psicoterapia.
  7. Estilos de vida saudáveis são fundamentais para saúde mental de qualidade: praticar exercícios regularmente, dormir adequadamente, buscar minimizar a ingestão de substâncias com potencial de impacto psicoativo (álcool, café, drogas, anabolizantes), envolvimento em atividades religiosas, ter um bom grupo de suporte social. São todas atividades que promovem, cientificamente, melhora na qualidade da saúde mental.