Regras do Atendimento em Psiquiatria


  1. O tempo da consulta é em torno de uma hora, mas poderá haver variação na duração do atendimento, a depender da complexidade do caso, gravidade da condição, atrasos, etc. A consulta será realizada em intervalo menor se houver atraso de responsabilidade do paciente (por exemplo, se o paciente chegar com 15 minutos de atraso serão utilizados os 45 minutos restantes, respeitando o horário do paciente seguinte). O atraso máximo tolerado para pacientes de primeira avaliação será 20 minutos e para retorno 30 minutos, de modo que se possa ainda manter uma boa qualidade de atendimento.
  2. A consulta inicial não dará direito a retorno, portanto a cobrança de honorários será realizada normalmente. Rege a resolução do Conselho Federal de Medicina 1958/2010: “Art. 3º – Nas doenças que requeiram tratamentos prolongados com reavaliações e até modificações terapêuticas, as respectivas consultas poderão, a critério do médico assistente, ser cobradas”.
  3. As confirmações das consultas costumam acontecer no dia anterior ao atendimento. Solicita-se, encarecidamente, facilitação do trabalho das atendentes: sugere-se deixar sempre os telefones atualizados no cadastro, disponibilizar telefones fixos e ter os telefones da clínica anotados para eventuais problemas. A confirmação ou desmarcação da consulta deverá ser feita até 17 horas do dia anterior ao atendimento. Se a equipe tentar entrar em contato diversas vezes e não obter sucesso na confirmação da consulta, ou o próprio paciente não entrar em contato com a clínica para fazê-la, o horário será automaticamente disponibilizado para outra pessoa.
  4. Caso paciente confirme a consulta no dia anterior e não compareça ao horário previamente agendado, na consulta subsequentemente remarcada deverá pagar tanto o valor da consulta na qual não se apresentou como o valor da nova marcação. Lembre-se que a não desmarcação com antecedência impede que haja tempo hábil para encaixe de outros pacientes, privando pessoas com sofrimento psíquico na fila de espera de receber o atendimento.
  5. Sugere-se que em caso de desmarcação da consulta já se deixe a remarcação feita antecipadamente, de modo a assegurar a vaga em horário mais adequado às necessidades de cada um.
  6. Duas faltas, sem justificativa anterior à consulta, levarão ao desligamento do paciente.
  7. Eventualmente podem ocorrer marcações para avaliação de urgência nos dias de atendimento. Pede-se para que entre em contato com a clínica no dia do atendimento (atualmente segundas e terças- feiras) para ver a possibilidade e as condições de encaixe para urgência.